- Totalnuvem MSP
Sobre o Hypervisor
A Arquitetura do Hyper-V Apesar de ser parecido com seu predecessor, o MS Virtual Server, no que diz respeito às funções administrativas, o Hyper-V é um produto totalmente diferente.Administradores podem realizar tarefas comuns como a criação de máquinas virtuais, discos virtuais, redes virtuais, etc, porém, em uma plataforma que oferece muitos outros recursos.
Virtualização baseada em Hypervisor O Hypervisor é uma camada de software que reside entre o sistema operacional e a camada de hardware.Esse modelo confere ao sistema o melhor desempenho possível para máquinas virtuais, permite que elas sejam executadas com desempenho similar ao que teriam se executadas diretamente no hardware.
O hypervisor não requer a instalação de nenhum driver especifico para funcionar e se aproveita das funcionalidades de processadores preparados para virtualização, como é o caso da linha AMD-V e INTEL-VT.
O hypervisor gerencia os recursos dividindo o sistema em partições:
Partição parent: a partição Parent é onde o sistema operacional e o componente de virtualização do Windows residem.O sistema possui apenas uma partição parent;
Partição Child: a partição Child é a máquina virtual.Cada máquina virtual representa uma partição Child.
Hypervisor Monolítico e baseado em Microkernel O Hyper-V utiliza um hypervisor baseado em microkernel.Isso significa que o hypervisor não possui nenhum driver próprio, utilizando os drivers de dispositivos instalados na partição Parent (o sistema operacional do sistema host).Isso garante que o Hyper-V seja executado em qualquer sistema que cumpra com os requerimentos para a execução do Windows Server.
Por sua vez, o hypervisor monolítico é um component de software que se utiliza de drivers instalados diretamente no hypervisor.Esse modelo oferece um desempenho um pouco maior, porém, limita o hardware em que hypervisor seja instalado.
WMI Provider Atualmente como na maioria dos produtos da Microsoft, é possível gerenciar o Hyper-V utilizando o Windows Management Intrumentation (WMI).Os provedores WMI contém objetos que controlam um determinado produto.No caso do Hyper-V,é possível:
Gerenciar as configurações do servidor;
Criar e configurar máquinas virtuais;
Criar e configurar redes virtuais;
Controlar as máquinas virtuais que estão sendo executadas;
Hardware emulado e hardware virtualizado
As versões anteriores dos produtos de virtualização …
Conclusão
Neste Artigo falamos sobre a tecnologia Hypervisor.