• Totalnuvem MSP

Deduplicação no Windows Server 2012 R2

Resumo

Mesmo com a queda do custo por GB de armazenamento, os clientes ainda procuram encontrar formas de maximizar o seu investimento em que permanecem soluções de armazenamento caros. Um dos métodos mais comuns pelos quais as organizações reduzam o custo do seu armazenamento é através da implementação de deduplicação em seus ambientes de armazenamento. Neste artigo, você vai aprender sobre como gerenciar esse recurso de economia de custos no Windows Server 2012 R2.

Se você escolher recursos em seu servidor Windows Server 2012 R2 para ativar, você provavelmente vai querer que ele seja a nova opção de deduplicação. Deduplicação de armazenamento primário é tipicamente a camada de hardware e pode exigir de armazenamento caro compartilhado (SAN ou NAS) com essa capacidade. Agora, com o Windows Server 2012 R2, você pode implementar este espaço, e poupar dinheiro recurso usando os controles nativos no sistema de arquivos.

O recurso foi apresentado com o Windows Server 2012 originalmente, mas na iteração R2 houve alguns recursos extras, adicionais, incluindo a capacidade de estender a deduplicação em CSV (Volumes compartilhados em cluster), VHD (Hyper-V Virtual Hard Disk), além da adição do Expand-DataDedupFile PowerShell Cmdlet em caso de necessidade de aumentar o volume anteriormente deduplicados.

Instalando e Configurando o Windows Server 2012 R2 Deduplicação

As etapas de implantação são muito simples como você pode ver aqui. Primeiro, ativar o recurso através do Adicionar Funções e Recursos assistente que você vai encontrar em Arquivo e Serviços de Armazenamento | Arquivo e Serviços iSCSI | deduplicação de dados:


Uma vez que o assistente de instalação completa (sem reinicialização necessária), você será capaz de abrir o arquivo e seção Storage Services no Server Manager, em seguida, clique o botão direito do seu volume e selecione Configurar deduplicação de dados:


A página Configurações de deduplicação tem uma caixa de seleção simples para permitir, e você tem a opção de selecionar o arquivo de idade para a deduplicação (padrão é de 5 dias), mas você pode adicionar pastas a serem excluídos no caso em que você tem cargas de trabalho que não será compatível com dados deduplicados.

Se você clicar no botão definir agenda deduplicação, você também tem a opção de prioridade da tarefa de deduplicação durante períodos específicos para permitir a outras tarefas, como backups, ou do dia-a-dia o uso de produção durante o horário comercial para ter prioridade sobre as tarefas de redução de redundância .


Agora que você tem ativado a deduplicação no volume, você pode começar a tarefa manualmente para fazer as coisas especificas. Isso é facilmente feito usando o PowerShell Start-DedupJob -tipo Optimization -Volume D:


Agora o nosso trabalho de deduplicação é executado em segundo plano, e você pode facilmente monitorar o progresso usando o Get-DedupStatus e Get-DedupJob Cmdlets:


Dependendo do tamanho do seu volume, o processo pode demorar um pouco. Uma vez que a tarefa foi concluída, o cronograma será re-executar o trabalho de deduplicação para verificar o volume contra o limite de idade do arquivo a cada dia.

Preocupações de Desempenho

Uma das principais preocupações por administradores de sistemas é a preocupação com o desempenho do servidor durante a deduplicação, e com o desempenho do aplicativo ao usar dados que está em um volume deduplicado. No volume de exemplo para as imagens acima, você pode ver que a CPU e memória sobrecarga é nominal, mas não será maior do que a utilização normal no controlador de disco e disco como o primeiro passo executado:


Além do desempenho do servidor, você terá que avaliar se todos os problemas estão ocorrendo em que os aplicativos estão acessando dados que está em um volume deduplicado. Nesses casos, você pode simplesmente adicionar a exclusão pasta para suas configurações de deduplicação de volume como vimos na imagem anterior durante a configuração inicial.

Depois da deduplicação

No volume exemplo que foi usado, houve uma economia final de 740 GB após o trabalho de deduplicação concluída. A tela de status final nos mostra quantos arquivos foram otimizados e que são considerados “na política”, ou seja, que cumprem os critérios de ser sobre a idade de arquivo a ser avaliada para deduplicação.


Como você pode ver a partir deste exemplo, houve uma economia significativa no uso do disco que, definitivamente, se transforma em uma melhor eficiência de armazenamento.

Conflitos e desafios com deduplicação

Uma questão específica com deduplicação no Windows Server 2012 e Windows Server 2012 R2 é o uso de FSRM (File Server Resource Manager) quotas. Infelizmente, quotas de disco rígido não são suportados em um volume que está executando a deduplicação de dados. Este é um problema porque o contingente é baseado em espaço real usado no volume que não serão representados corretamente. Isto irá resultar na medição incorreta do espaço utilizado como você pode imaginar, por isso temos que confiar em cotas flexíveis somente em volumes deduplicados. Outro serviço que não pode co-existir com a deduplicação de dados é a opção SIS (Single Instance Store) que foi um predecessor disponíveis no Windows Storage Server. Uma outra coisa a se pensar é seus processos de backup. Durante o processo de redução de redundância, o bit de arquivo está definido em arquivos que são otimizados que irá acionar o arquivo para ser incluído em backups incrementais ou diferenciais. No exemplo do meu volume, o backup incremental para essa noite incluiu o grande número de arquivos que foram afetadas durante o processo de redução de redundância. Os resultados podem variar de como isso afeta o seu software de backup, dependendo se ele usa o bit de arquivo, ou arquivo de checksum para marcar o arquivo para a mudança.

Economias realizadas com deduplicação

O nível de economia de espaço irá variar dependendo de uma série de fatores, tais como tipo de arquivo, idade do arquivo, e frequência de mudança. Mesmo nos casos com grandes arquivos binários, haverá uma economia de espaço usando este recurso. Dado o baixo impacto da exploração do serviço e risco limitado com outros serviços do Windows, não há realmente nenhuma razão para que você não goste de executar a deduplicação de dados.

#deduplicação #Windows2012R2

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Siga-nos no Instagram

Central de Atendimento

Segunda a Sexta 9:00hs às 18:00hs
Departamento Comercial

comercial@totalnuvem.com

+55 (11) 3164-3476
Departamento Suporte
suporte@totalnuvem.com

+55 (11) 4116-6253

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • LinkedIn - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza